Você sabia que o açúcar é um grande inimigo da saúde bucal, especialmente para as crianças? Isso mesmo, o excesso de açúcar unido à falta de higienização causa grande estragos nos dentes, muitas dores de cabeça para os pais e um grande trabalho para os dentistas.
A odontopediatria considera o açúcar como um grande vilão, pois ele é o principal agente causador de cáries na infância. Por isso, a dica de saúde bucal infantil de hoje é sobre os prejuízos do açúcar para crianças.
Por que o açúcar faz mal?
Encontrar uma criança que não goste de doces é uma raridade. No entanto, o consumo de açúcar com frequência e em grandes quantidades na infância pode acarretar consequências sérias para a saúde.
Além de problemas como obesidade infantil e diabetes, o excesso de açúcar pode ocasionar graves problemas bucais. Ele é responsável por iniciar processos inflamatórios, desenvolvimento de deficiências nutricionais e redução da imunidade, por exemplo.
Açúcar x saúde bucal
O açúcar alimenta colônias de bactérias que estão na nossa boca e faz com que elas se multipliquem de maneira exagerada. Aliado à falta de higienização dos dentes, este açúcar é transformado em ácido pelas bactérias e prejudica o esmalte dos dentes, favorecendo a formação de placas bacterianas e, consequentemente, de cáries.
Além da cárie, isso pode gerar problemas como mau hálito, gengivite e perda dentária precoce. A odontologia infantil alerta para as consequências destes problemas, que podem afetar a qualidade de vida da criança e gerar muitos impactos negativos para ela.
Como prevenir problemas com açúcar
O melhor remédio para os problemas bucais está em uma boa educação em saúde bucal e um comportamento preventivo, onde qualquer intercorrência seja identificada no princípio para evitar maiores danos aos dentes. Confira algumas dicas:
– Incentive a higiene bucal da criança: explicar para a criança a necessidade da escovação e da higiene bucal diária, com uma linguagem que lhe seja acessível e compreensível, é essencial para evitar problemas graves.
– Priorize uma alimentação saudável: uma alimentação saudável também ajuda a garantir a saúde dos dentes na infância. Portanto, priorize alimentos ricos em vitaminas e nutrientes e evite ao máximo o açúcar.
– Faça um acompanhamento odontopediátrico desde cedo: é recomendado que a criança faça sua primeira consulta ao dentista antes do primeiro ano de vida. Depois disso, a frequência nas consultas de rotina deve ser, pelo menos, a cada 6 meses.
Se você procura o acompanhamento de um odontopediatra, na Be Clinic você encontra dentista para criança com atendimento personalizado e todo o cuidado que os dentinhos merecem na infância.