Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

    Prazer !

    Para garantir um atendimento incrível, nos conte um pouco sobre o que você precisa.

    Maravilha

    Agora nos conte como prefere ser atendido.

    Informações para Contato

    preencha os campos a seguir.

    Anotado, tudo certo

    se houver mais algum detalhe importante preencha o campo abaixo, do contrário basta nos enviar sua solicitação :)

    Quais os prejuízos de oferecer açúcar para crianças?

    Little Child Opening Mouth Widely Looking Other Side With Excitement Holding Heart Bright Lollipop Playful Merry Little Fair Haired Girl Spends Sparetime Happily (2) - Blog BE Clinic Odontologia
    Little Child Opening Mouth Widely Looking Other Side With Excitement Holding Heart Bright Lollipop Playful Merry Little Fair Haired Girl Spends Sparetime Happily (2) - Blog BE Clinic Odontologia

    Você sabia que o açúcar é um grande inimigo da saúde bucal, especialmente para as crianças? Isso mesmo, o excesso de açúcar unido à falta de higienização causa grande estragos nos dentes, muitas dores de cabeça para os pais e um grande trabalho para os dentistas.

    A odontopediatria considera o açúcar como um grande vilão, pois ele é o principal agente causador de cáries na infância. Por isso, a dica de saúde bucal infantil de hoje é sobre os prejuízos do açúcar para crianças.

    Por que o açúcar faz mal?

    Encontrar uma criança que não goste de doces é uma raridade. No entanto, o consumo de açúcar com frequência e em grandes quantidades na infância pode acarretar consequências sérias para a saúde.

    Além de problemas como obesidade infantil e diabetes, o excesso de açúcar pode ocasionar graves problemas bucais. Ele é responsável por iniciar processos inflamatórios, desenvolvimento de deficiências nutricionais e redução da imunidade, por exemplo.

    Açúcar x saúde bucal

    O açúcar alimenta colônias de bactérias que estão na nossa boca e faz com que elas se multipliquem de maneira exagerada. Aliado à falta de higienização dos dentes, este açúcar é transformado em ácido pelas bactérias e prejudica o esmalte dos dentes, favorecendo a formação de placas bacterianas e, consequentemente, de cáries.

    Além da cárie, isso pode gerar problemas como mau hálito, gengivite e perda dentária precoce. A odontologia infantil alerta para as consequências destes problemas, que podem afetar a qualidade de vida da criança e gerar muitos impactos negativos para ela.

    Como prevenir problemas com açúcar

    O melhor remédio para os problemas bucais está em uma boa educação em saúde bucal e um comportamento preventivo, onde qualquer intercorrência seja identificada no princípio para evitar maiores danos aos dentes. Confira algumas dicas:

    Incentive a higiene bucal da criança: explicar para a criança a necessidade da escovação e da higiene bucal diária, com uma linguagem que lhe seja acessível e compreensível, é essencial para evitar problemas graves.

    Priorize uma alimentação saudável: uma alimentação saudável também ajuda a garantir a saúde dos dentes na infância. Portanto, priorize alimentos ricos em vitaminas e nutrientes e evite ao máximo o açúcar.

    Faça um acompanhamento odontopediátrico desde cedo: é recomendado que a criança faça sua primeira consulta ao dentista antes do primeiro ano de vida. Depois disso, a frequência nas consultas de rotina deve ser, pelo menos, a cada 6 meses.

    Se você procura o acompanhamento de um odontopediatra, na Be Clinic você encontra dentista para criança com atendimento personalizado e todo o cuidado que os dentinhos merecem na infância.

    Compartilhe!

    Assine nossa Newsletter