Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

    Prazer !

    Para garantir um atendimento incrível, nos conte um pouco sobre o que você precisa.

    Maravilha

    Agora nos conte como prefere ser atendido.

    Informações para Contato

    preencha os campos a seguir.

    Anotado, tudo certo

    se houver mais algum detalhe importante preencha o campo abaixo, do contrário basta nos enviar sua solicitação :)

    Odontopediatria: dicas para educar e prevenir a saúde bucal na infância

    Você sabia que antes mesmo da chegada do primeiro dente, a criança já pode fazer uma visita ao dentista? Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), é recomendado que a primeira consulta ao dentista aconteça antes do primeiro ano do bebê, a idade ideal é por volta dos seis meses.

    O que é odontopediatria?

    A odontopediatria é uma das especialidades mais completas da odontologia, pois atende bebês, crianças e adolescentes. Além das técnicas e particularidades da prática clínica, o odontopediatra estuda o comportamento infantil para lidar da melhor forma com as reações emocionais de uma criança. Medo, ansiedade ou fobia podem ser desenvolvidos pela criança na sua expectativa e relação com o ambiente de um consultório. As crianças costumam ter uma imaginação ampla e criam grandes fantasias baseadas naquilo que imaginam, ouvem e veem.

    O profissional que atua na odontologia infantil acompanha o crescimento e as trocas dentárias do paciente, trabalhando também na educação da saúde bucal desde a infância, para fomentar hábitos saudáveis e prevenir problemas na vida adulta.

    A importância da odontopediatria

    A criança que passa pelo acompanhamento odontológico desde a infância tem menos probabilidade de desenvolver problemas bucais graves na vida adulta. Além disso, o processo de visita ao dentista para consultas torna-se parte da rotina, pois a frequência familiariza a criança ao ambiente e desmistifica os medos que ela pode ter.

    Com o passar do tempo, a criança cria um vínculo de confiança com o profissional e o processo relacionado aos cuidados com a saúde bucal passa a integrar o seu estilo de vida.

    7 dicas de saúde bucal infantil

    Todos sabem que a família é o grande celeiro onde se semeiam e formam os bons hábitos. Por isso, preparamos 6 dicas para ajudar você a cuidar da saúde bucal das crianças:

    1. Dê um bom exemplo: as crianças são muito mais influenciadas pelo que os adultos fazer do que pelo que eles falam. Portanto, dar um bom exemplo quando o assunto é higiene bucal é imprescindível para que as crianças entendam a importância deste cuidado.

    2. Incorpore a higiene bucal na rotina: a rotina é uma das necessidades da criança, por isso, assim como existe a hora de acordar, de comer e de dormir, deve também existir a hora de fazer a higiene bucal, a escovação e de cuidar dos dentinhos.

    3. Escolha uma boa escova: escolha uma escova adequada à idade e ao tamanho da boca da criança, com cerdas macias. Além disso, você pode transformar a escovação em um momento divertido, presenteando a criança com uma escova colorida ou com personagens do seu gosto.

    4. Fique atento ao creme dental: o creme dental para criança deve conter flúor na proporção adequada, entre 1.000 e 1.500 ppm (partes por milhão).

    5. Seja amigo do fio dental: o fio dental deve ser usado desde a primeira escovação. Você pode explicar à criança sobre ele e ensiná-la a usar o fio dental na medida em que for crescendo.

    6. Cuide da alimentação da criança: alimentos ricos em açúcar e amido prejudicam os dentes e favorecem o aparecimento de cáries. Invista em comidas nutritivas que auxiliam no fortalecimento dos dentinhos.7. Escolha um bom dentista para criança: o profissional que cuida da saúde da criança deve aliar técnica e empatia no atendimento e tratamento. A Be Clinic possui atendimento de odontopediatria com profissionais competentes, capacitados e com ampla experiência em odontologia infantil.

    Compartilhe!

    Assine nossa Newsletter