Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

    Prazer !

    Para garantir um atendimento incrível, nos conte um pouco sobre o que você precisa.

    Maravilha

    Agora nos conte como prefere ser atendido.

    Informações para Contato

    preencha os campos a seguir.

    Anotado, tudo certo

    se houver mais algum detalhe importante preencha o campo abaixo, do contrário basta nos enviar sua solicitação :)

    Conheça as principais urgências odontológicas

    Emergencia - Blog BE Clinic Odontologia
    Emergencia - Blog BE Clinic Odontologia

    Acidentes e emergências são imprevisíveis, mas podem acontecer com certa frequência. No caso de uma urgência odontológica não é diferente, o protocolo exige que se busque uma  solução através da assistência de um profissional ou de uma emergência hospitalar.

    No artigo de hoje, classificamos as principais urgências odontológicas e os recursos que devem ser buscados para solucioná-las.

    O que é uma urgência odontológica?

    Diferentemente de uma emergência, onde o paciente corre risco de vida, a urgência odontológica é caracterizada por um problema dentário que exige uma solução imediata para evitar a perda do dente. Normalmente a situação envolve sangramento intenso ou dor aguda.

    O cirurgião-dentista é o profissional apto a avaliar e tratar os casos de urgência odontológica, fazendo o diagnóstico, examinando o paciente para evitar o agravamento do quadro e neutralizando as ameaças à saúde bucal do paciente.

    Principais casos de urgência odontológica

    Diversos fatores e situações podem levar a um atendimento de urgência odontológica , entre os principais estão:

    Fraturas

    Fraturas e rachaduras nos dentes podem causar danos superficiais, mas quando atingem a raiz costumam ocasionar uma dor aguda que enquadra o paciente em um atendimento de urgência. Nestes casos, a lesão pode ser causada por um trauma, uma mordida ou após um tratamento odontológico.

    Além disso, a prática de alguns esportes também pode ocasionar fraturas. Por isso, é recomendado que atletas e pessoas que praticam determinados esportes façam uso de um protetor bucal, para evitar fraturas.

    Restaurações

    Traumas, fraturas e cáries dentárias avançadas podem demandar um procedimento de restauração. Estas situações podem deteriorar o dente de maneira mais ou menos agressiva. A depender do estrago causado, este tipo de emergência odontológica exige a substituição do dente ou o seu reparo estrutural.

    Existem diversos materiais utilizados para restaurar dentes, como resina, porcelana e até ouro. O uso é adequado ao caso e à necessidade de cada paciente.

    Infecções

    As infecções fazem parte da rotina do consultório odontológico, mas quando elas apresentam um caso mais agudo podem ser enquadradas em atendimento de urgência. Normalmente, nestes casos, o inchaço ocasionado pela infecção impede o paciente de engolir ou atrapalha sua respiração.

    Estas situações exigem atenção e um atendimento odontológico especializado, pois as bactérias são capazes de viajar com grande velocidade pelo corpo, descolando-se da cavidade bucal e podendo chegar ao coração, causando danos graves.

    O que fazer em caso de urgência odontológica?

    Na hora do aperto é importante manter a calma e observar algumas medidas que podem ser aplicadas até que o paciente receba o atendimento especializado:

    – Em caso de sangramento, aplique uma gaze limpa sobre a área afetada;

    – Não use a área lesionada para mastigar;

    – Em caso de inchaço, faça compressas frias na área externa da bochecha;

    – Conte com a BeClinic para atendimento de urgência e emergência, com plantão 24h e profissionais dispostos a socorrer você em caso de necessidade.

    Compartilhe!

    Assine nossa Newsletter