A Cárie de Mamdeira é um problema sério, e tem esse nome por atingir os mais novos. O bebê ou criança pode adquirir uma cárie, que compromete os dentes de leite e está diretamente ligada ao consumo de açúcar, principalmente à noite.
Há quem pense que as cáries só trazem prejuízos à saúde do adulto, mas não é verdade. A cárie pode aparecer ainda nos primeiros anos de vida e trazer problemas para os pequenos também!
A cárie de mamadeira não está relacionada à falta de higiene adequada na boca. Pelo contrário, é gerada pelo excesso de açúcar na cavidade oral, seja em líquidos açucarados ou outros alimentos, sejam eles naturais ou artificiais.
Esse problema é ainda mais comum em crianças que dormem com mamadeira ou chupeta embebida em mel e outras soluções açucaradas. Evite isso!
Quando esses açúcares entram em contato com as gengivas do bebê, por exemplo, é iniciada a produção de substâncias que neutralizam os agentes nocivos e os açúcares que se acumulam naquela região. Mas, durante a noite, a saliva é reduzida e os riscos aumentam.
O perigo da cárie de mamadeira
Cáries são perigosas, ponto. Não é seguro imaginar que elas não são nocivas à saúde do bebê ou da criança apenas porque os dentes de leite são temporários. Os danos causados podem durar a vida toda e até mesmo refletir no aspecto emocional dos pequenos.
Os dentes de leite estão de passagem, sim, mas têm sua função para auxiliar a mastigação da criança. Quando eles não podem ser utilizados, os pequenos têm dificuldade para se alimentar.
A ausência dos dentes também pode significar uma alteração estética considerável, o que leva a situações desconfortáveis e baixa auto estima.
O crescimento dos dentes definitivos pode ser afetado, levando ao crescimento de uma dentição torta ou danificada, levando a problemas de mastigação, dores, enxaquecas e até mesmo dificuldade para respirar.
Cáries são infecções, e quando não tratadas corretamente, podem comprometer a saúde do paciente em vários níveis diferentes, levando até a quadros ainda mais graves, onde bactérias se espalham pelo corpo.
Sintomas da cárie infantil
A cárie é silenciosa, assim como acontece com os adultos. Porém, quando ela evolui para casos mais graves, os pais podem notar mudanças no apetite da criança e desconforto. Mau hálito, vermelhidão e inchaço nas gengivas também podem aparecer. As clássicas manchas pretas são os sinais mais visíveis.
Tratamentos
Depende. Em casos menos graves, é possível aplicar produtos com flúor, que revertem a doença e restauram os dentes afetados.
Mas, casos severos demandam um tratamento mais pesado, que pode incluir canal ou extração dos dentes acometidos. Portanto, é fundamental buscar o apoio do dentista o quanto antes (além do acompanhamento periódico).
Como evitar a cárie de mamadeira
O acompanhamento com o dentista é fundamental e será a medida de segurança mais importante discutida aqui. Além disso, não deixar a criança dormir com mamadeiras e chupetas embebidas em soluções açucaradas será necessário.
Além disso, será preciso:
- limpar as gengivas do bebê usando uma gaze ou pano macio depois de mamar;
- escovar os dentes da criança a partir da erupção do primeiro dentinho, sempre com produtos específicos para a idade;
- usar o fio dental assim que os dentes aparecerem, de acordo com os critérios orientados pelo dentista;
- evitar oferecer produtos extremamente açucarados, como refrigerantes;
- não permitir que o bebê durma com a mamadeira contendo líquidos com açúcar, mesmo que naturais;
- evitar passar ingredientes adocicados, como mel, na chupeta do bebê;
- reduzir o açúcar na dieta da criança;
- incentivar o uso de copos assim que a criança completar 1 ano de idade;
- fornecer uma alimentação saudável e equilibrada para o bebê.