O Bruxismo em Crianças é um problema sério e mais comum do que se imagina. Da mesma forma que afeta muitos adultos, os pequenos não estão imunes ao hábito de ranger os dentes involuntariamente.
Portanto, é preciso saber agir rapidamente, evitando que o problema se torne ainda maior para o desenvolvimento da criança.
Bruxismo em Crianças
Há um consenso entre especialistas sobre o ranger dos dentes ser comum até os seis anos de idade. Como a boca está crescendo e acomodando novos dentes, é compreensível, mas deve ser observado com muita cautela, pois também pode ser um indicativo de outros problemas, especialmente emocionais.
O que causa o Bruxismo em Crianças?
Existem causas variadas, normalmente associadas ao estresse e ansiedade que a criança acaba sentindo por uma variedade de situações. A rotina agitada, mudanças repentinas em sua rotina e situações traumáticas podem desencadear o problema.
Quando a questão vai além do emocional e está relacionada a algo físico, como uma má oclusão ou mordida desalinhada, o tratamento é exclusivo do dentista. Mas, há quem desenvolva bruxismo por problemas na respiração, doenças como asma e rinite, além de deficiências nutricionais e fatores genéticos.
Ufa, quanta coisa! Entender a causa do bruxismo infantil é fundamental, e o dentista pode ajudar bastante nesse ponto. Claro, caso a criança possua algum problema emocional, ela deverá receber acompanhamento psicológico. No caso de problemas respiratórios, o otorrinolaringologista deverá ser consultado, e assim por diante. Porém, é preciso verificar se não é um problema físico, o que é bastante comum.
Como tratar Bruxismo?
O bruxismo infantil pode ser tratado da mesma forma que em adultos, com a placa de bruxismo como alternativa para minimizar o atrito entre os dentes superiores e inferiores. No entanto, a placa também pode interferir no desenvolvimento correto dos dentes da criança.
Se o problema estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura da bucal, é possível que seja necessário algum tipo de tratamento ortodôntico, como a colocação de aparelho.
Existem também algumas maneiras de tentar prevenir ou ao menos minimizar o bruxismo em crianças. Incentivar a mastigação desde pequenos é uma delas. Do lado emocional, tentar estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada para a criança pode ajudar. Estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir também pode ser efetivo para diminuir a tensão da criança e evitar o bruxismo.
De qualquer forma, a melhor maneira de saber o tratamento ideal para cada caso é consultar um especialista.