Olá! Tudo bem?

Solicite nosso Contato!

    Prazer !

    Para garantir um atendimento incrível, nos conte um pouco sobre o que você precisa.

    Maravilha

    Agora nos conte como prefere ser atendido.

    Informações para Contato

    preencha os campos a seguir.

    Anotado, tudo certo

    se houver mais algum detalhe importante preencha o campo abaixo, do contrário basta nos enviar sua solicitação :)

    Apneia do Sono pode ser tratada com dentista?

    Se você sofre com o ronco e a apneia do sono, precisa saber que esse problema não afeta somente suas noites. Ao longo do dia, você deve se sentir cansado, com sono e dificuldade de se concentrar, não é mesmo?

    Esses são sintomas bastante comuns para quem sofre com a apneia do sono, uma rotina prejudicial à saúde. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que o dentista pode ajudar no tratamento desse terrível problema.

    Sim, a apneia do sono pode ser tratada com o dentista!

    É preciso mencionar os sintomas para o dentista, que irá ajudar a diagnosticar apneia leve ou moderada no paciente e, diante do diagnóstico, poderá recomendar o melhor tratamento para o caso. Se o nível de apneia estiver mais avançado, o tratamento deverá ser realizado com outro especialista. Mas, o primeiro passo é conversar com o dentista para saber o que pode ser feito.

    A apneia do sono tem relação com a boca. Tem tudo a ver com a passagem de ar pelo canal oral, e se dá por conta de problemas mecânicos, que estreitam a passagem do ar pela garganta. Quando a causa é odontológica, o que é bastante comum, o dentista recomenda o uso de um aparelho ortodôntico que age na mandíbula, a puxando para frente, o que libera a via respiratória.

    Mas, a apneia do sono pode ser mais severa e causar outras complicações. Para avaliar isso, é realizado um exame durante o sono, onde o profissional se baseia no número de vezes que o paciente para de respirar por alguns segundos durante o sono e o nível de oxigenação. A partir daí, são avaliados os níveis em que a apneia acontece – entre 5 e 15, é considerada leve, entre 15 a 30 moderada, e a partir de 30, é um quadro bem mais grave.

    Causas da Apneia do Sono

    A apneia do sono possui várias causas, que podem ser combinadas. Idade, uso de sedativos, genética e fatores de risco como aumento de peso e problemas nasais são algumas delas. A apneia do sono, inclusive, é mais comum em homens mais velhos e acima do peso, mas não se limita a eles.

    Nesses casos onde a apneia é causada pelo aumento de peso, a probabilidade do tratamento recomendado pelo dentista funcionar é baixa. Nesse caso, é preciso realizar um acompanhamento com nutricionista ou endocrinologista para tratar as causas primeiro.

    Quando se consultar com um dentista

    O primeiro passo é falar com o dentista a respeito do problema. Ele irá fazer algumas perguntas e conduzir os testes necessários para entender se o problema pode ou não ser tratado no consultório. Em caso positivo, será algo mais simples e rápido.

    Os casos mais graves, porém, incluem o acompanhamento médico por parte de um nutricionista ou endocrinologista, conforme já mencionado. Apenas esses profissionais serão capazes de recomendar o tratamento adequado, que pode envolver dietas e outros procedimentos para redução de peso.

    Para mais dicas sobre a saúde da sua boca e estética do seu sorriso, visite o blog da Be Clinic semanalmente e surpreenda-se com mais conteúdos como este!

    Compartilhe!

    Assine nossa Newsletter